Um pouco sobre a Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.  

A hanseníase pode afetar pessoas de qualquer sexo e idade. No entanto, é preciso um longo contato com a bactéria, e apenas uma pequena parte das pessoas infectadas desenvolve a doença. As lesões nos nervos causam significativa incapacidade, contribuindo para o estigma e discriminação contra aqueles que têm a doença. 

Sinais e sintomas: 

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: 

  • Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato); 
  • Comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s) – geralmente espessamento (engrossamento) –, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas; 
  • Áreas com diminuição dos pelos e do suor; 
  • Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés; 
  • Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés; 
  • Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. 

Transmissão: 

A hanseníase é transmitida quando uma pessoa não tratada, com a forma contagiosa da doença, libera a bactéria para o ambiente, infectando outras pessoas suscetíveis. Isso ocorre principalmente por meio de tosse, espirro ou fala, não por objetos usados pelo paciente. A transmissão requer contato próximo e prolongado. Pessoas com poucas bactérias (paucibacilares) têm baixo risco de transmitir. A doença não é transmitida por abraços, compartilhamento de utensílios ou roupas de cama. Já as pessoas com muitas bactérias (multibacilares) são fontes de infecção até iniciar o tratamento. A hanseníase tem um período de incubação longo, geralmente de dois a sete anos, mas pode variar. 

Fonte: GOV BR 

Share Button

Você pode gostar...

Deixe um comentário