A vitamina C é uma importante vitamina hidrossolúvel, sendo também conhecida como ácido ascórbico. Vários benefícios estão ligados à ingestão de quantidades adequadas deste composto, que é amplamente encontrado em frutas cítricas, como laranja, morango e acerola, e, também, em alguns vegetais. Em média, uma porção de frutas fornece em torno de 30 mg de vitamina C.
Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres.
Possui uma variedade de funções vitais, e um dos papéis mais significativos está associado ao colágeno, proteína responsável por fornecer resistência aos ossos, dentes e paredes de vasos sanguíneos. Ele consegue ainda aumentar a absorção orgânica do ferro de origem vegetal, ajudando a prevenir a anemia ferropriva.
A quantidade de vitamina C necessária para prevenir a deficiência e suas doenças específicas em humanos, como o escorbuto, é em torno de 10 mg/dia. No entanto, algumas situações como gestação, lactação, pós-cirurgia e queimaduras graves podem elevar esta necessidade. Fumantes também necessitam de uma quantidade mais elevada.
A concentração estimada do nutriente nos alimentos pode variar por motivos diversos, mas vegetais, frutas e legumes são as principais fontes de ácido ascórbico.
Mas não pense que a ingestão de grandes quantidades de vitamina C trará mais benefícios. Pelo contrário. Estudos demonstram que doses superiores a 1g/dia podem causar efeitos colaterais. Diarréias, cálculos renais e absorção excessiva de ferro também são alguns dos efeitos adversos relacionados ao consumo exagerado do micronutriente.