Muitas pessoas vêm mudando o seu estilo de vida alimentar, muito por conta da saúde, ideologia ou para objetivos de peso. A ortorexia,é um novo diagnóstico que inclui aquelas que tem uma busca obsessiva por alimentos biologicamente puros e acabam vivendo em torno disso de uma forma extrema. Ele ainda não é oficial e não utilizado na medicina, mas seu estudo vem ganhando uma grande atenção.
A psiquiatra Bacy Fleitlich conta através de uma entrevista no site do GNT, que as pessoas acabam vivendo em função desse estilo de vida , levando até a uma alteração da vida social, deixando de sair por não querer comer na rua.
Ela explica também que a busca excessiva por uma alimentos saudáveis, pode ser uma “ortorexia maquiada” , e que quando é apenas uma vontade, uma mudança de hábito, é uma normalidade, mas quando essa busca se torna uma obsessão chegando a transtornos e a restrições extremas , deve se ter uma procura por um diagnóstico.
É importante lembrar que todo o tipo de mudança alimentar, deve ser balanceada por um especialista, pois são eles que sabem exatamente como equilibrar todas as necessidades que temos no nosso corpo.
Fonte:http://gnt.globo.com/programas/saia-justa/videos/5275509.htm