Você sabe por que o sono é tão importante?

Beautiful Young woman sleeping in bed

Quando dormimos vivenciamos um dos momentos mais importantes do dia. Ele funciona como um alimento: repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada. 

É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo. 

O indicado é dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções. Para conseguir um sono de qualidade, pequenos atos ajudam muito. 

• Ter um ambiente apropriado para o sono. Observe se a iluminação, temperatura, colchão e travesseiros estão adequados.
• O ideal é chegar em casa pelo menos três horas antes do horário de dormir e deixar bem claro para você mesmo que seu dia de trabalho acabou pelo menos duas horas antes de dormir.
• Não se deve ir para a cama sem sono ou usar a cama para planejar o dia seguinte, ler, assistir TV.
• Fazer refeições leves à noite. O indicado é que a última refeição seja duas horas antes de dormir.
• Horários regulares também colaboram para um bom sono, tente dormir e acordar nos mesmos horários.
• Mesmo que seja difícil, evite pensar nos problemas e tensões do dia-a-dia e relaxar. 

A falta de sono pode causar, além do conhecido cansaço no dia seguinte, fadiga, irritabilidade e lapsos de memória. A principal manifestação dos problemas crônicos é a sonolência diurna exagerada, passando por alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento. 

Um sinal que merece atenção é ronco. Popularmente interpretado como sinal de que o indivíduo dorme bem, ele mostra justamente o contrário. Quem ronca está esforçando sua musculatura respiratória para além de seus limites, e está sobrecarregando o coração de trabalho. Ao longo do tempo o indivíduo que ronca pode ficar hipertenso e/ou apresentar infarto do miocárdio ou derrame cerebral. 

Alguns distúrbios podem colaborar para a má qualidade do sono e agravar os quadros citados. Entre eles estão: 

  • Insônia; 
  • Apnéia Obstrutiva do Sono; 
  • Síndrome das pernas inquietas.
     

Fonte: Ministério da Saúde 

Share Button

Você pode gostar...