Durante o mês de março acontece o evento chamado de Março Vermelho, que tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer renal. Esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente do aparelho genitourinário e representa aproximadamente 3% das doenças malignas do adulto. O câncer de rim é também conhecido como hipernefroma ou adenocarcinoma renal. O mais frequente é o câncer renal de células claras, sendo responsável por 85% dos tumores diagnosticados.
O câncer de rim geralmente acomete indivíduos entre os 50 e 70 anos de idade, sendo duas vezes mais frequente nos homens que nas mulheres. Aproximadamente 54% dos tumores renais diagnosticados hoje estão confinados ao rim, 20% são localmente avançados (acometendo gânglios regionais próximos ao rim) e 25% já apresentam metástases da doença, principalmente para os pulmões, fígado e ossos.
São fatores de risco:
- Tabagismo.
- Obesidade.
- Hipertensão.
- História familiar da doença.
- Doença de Von Hippel-Lindau e diálise.
Os tumores renais, normalmente, são diagnosticados por acaso. O médico pede um ultrassom ou ressonância dos rins por qualquer outro motivo e acaba encontrando o tumor. Nesses casos de diagnóstico precoce, o índice de cura é maior, mas depende dessa descoberta por acaso. Por isso, a melhor forma de prevenir a doença é manter hábitos saudáveis.
Se você for fumante, é hora de repensar esse hábito. O cigarro é um dos principais fatores de risco para tumores urológicos, principalmente os de rins e bexiga. Esse risco aumenta por conta das centenas de agentes cancerígenos existentes na fumaça do cigarro. Quando eles caem na corrente sanguínea, acabam chegando aos rins para serem filtrados. Porém, suas altas concentrações tornam as células renais vulneráveis à sua ação carcinogênica.
Quais são os sintomas e sinais mais frequentes?
Na fase inicial, o câncer de rim não costuma apresentar sinais e sintomas, mas em algumas pessoas o tumor pode causar:
- Dor na parte lateral da barriga e nas costas;
- Sangue na urina;
- Inchaço abdominal;
- Perda de peso.
Atenção: esses sinais e sintomas podem ser provocados por uma série de problemas de saúde, não apenas pelo câncer renal. Mas é importante procurar o médico o quanto antes para ele identificar as causas e indicar o melhor tratamento para o caso.
Como é realizado o tratamento?
A remoção cirúrgica do rim costuma ser o tratamento de escolha para os tumores localizados, restritos à área do rim. Caso o tumor tenha menos de quatro centímetros e as condições clínicas sejam favoráveis, é possível remover apenas a área afetada, preservando o rim.
O tratamento com quimioterapia não tem apresentado resultados satisfatórios. Entretanto, novas drogas, mais eficazes para combater o tumor renal vêm sendo pesquisadas no mundo todo, como tratamento com imunoterapia, que ajuda no controle e regressão da doença.
A radioterapia tem sido a melhor alternativa para controlar a dor e a extensão da doença em tumores renais avançados e/ou metastáticos.
Fonte: Hospital Sírio Libanês | Vencer o Câncer | Pfizer